Coordenado pela Superintendência de Economia Criativa juntamente com a Fundação de Turismo (FUNDTUR), pastas vinculadas a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), em parceria com a prefeitura municipal de Bonito e o Sebrae, o projeto é mais uma iniciativa que o Governador Eduardo Riedel lançou para estruturar um Estado moderno e inclusivo de sustentabilidade e qualidade em seu crescimento.
A ideia do Território de Economia Criativa está prosperando e vem envolvendo de forma inteligente e vibrante as localidades que desde 2023 participam dos debates e atividades deste projeto inovador de Mato Grosso do Sul. Sua raiz conceitual, organizacional e operacional está no Programa “MS+Criativo, lançado e executado em sua etapa inicial no ano passado.
Na quinta-feira, 09, a segunda etapa desta metodologia aconteceu em Bonito. O workshop “Marambaia Eco Criativa” atraiu ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) um grande número de pessoas e profissionais de vários setores da produção econômica e cultural. Além de avançar com os inéditos Plano Estadual de Economia Criativa e a primeira lei do gênero, o evento deu mais um passo na direção da meta de implantar o território.
O superintendente de Economia Criativa e coordenador do projeto, Décio Coutinho, destacou a presença vibrante de uma comunidade, que fez seu protagonismo de forma participativa e interessada em conhecer todos os detalhes na construção da ideia. “Estamos realizando o Plano Estadual de afirmação e legitimação do conceito inovador de cidades e territórios criativos. Muito importante o envolvimento da sociedade. Com parceiros desta qualidade e em grande quantidade, forma-se uma cadeia que eleva e fortalece todo o processo para realizar negócios criativos”, disse.
Territórios criativos são bairros, cidades ou regiões que dispõem de potenciais culturais criativos, capazes de promover o desenvolvimento integral e sustentável, aliando preservação e promoção de seus valores culturais e ambientais. A terceira etapa está agendada para 17 de junho, a partir das 14h, no Cras Marambaia.