Caramelo segue internado no Hospital Veterinário da Ulbra
Um mês após o resgate do cavalo Caramelo, que ficou ilhado em um telhado em Canoas por quatro dias durante as enchentes que atingiam o Rio Grande do Sul, o programa da Rádio Gaúcha, o Timeline, entrevistou na última terça-feira (11) Sérgio Padilha, que diz ser dono do animal. Segundo o Hospital Veterinário da Ulbra, que é responsável pelos cuidados do Caramelo, a devolução dos animais acolhidos e tratados depende da comprovação de propriedade do animal.
Sérgio Padilha é autônomo: vive da compra e venda de animais, além de sucatear outros itens. Ele alegou que estava com o Caramelo há mais ou menos seis meses.
“Comprei ele e acabou ficando para as crianças montarem, porque ele é bem manso. Nem daria pra vender ele, pois tentei por R$ 2 mil e ninguém quis”, diz.
Segundo Padilha, ao sair da chácara onde ficavam os animais, ele deixou o cavalo no locais mais alto possível, mas acredita que as pessoas que saíam das casas e as tentativas de conter a água com areia nas residências assustaram o animal, que foi parar em um telhado. Devido a falta de comunicação, o suposto dono teria demorado para saber notícias do paradeiro do animal.
“Estávamos em um local sem sinal, nem televisão e quando conseguimos sinal, um amigo contou o que havia acontecido com ele. Ficamos agoniados acompanhando, depois que conseguimos uma TV “, relatou.
O autônomo diz que forneceu informações específicas sobre o animal quando foi ao Hospital Veterinário da Ulbra, onde tirou fotos com o Caramelo. Apesar disso, a liberação ainda não aconteceu. Na entrevista, Padilha disse não possuir um documento que prova que ele é dono do cavalo, mas que irá obter, com o proprietário anterior, recibo e outras provas, inclusive testemunhais, para conseguir o Caramelo de volta.
Padilha quer vender o cavalo em um leilão beneficente e, com o valor, ajudar a vila onde vive, localizada no bairro Mathias Velho. Além disso, quer recuperar parte do prejuízo que teve com a inundação.
Segundo a Assessoria de Comunicação do Hospital Veterinário da Ulbra, todos os animais acolhidos durante as cheias que estão sob os cuidados do hospital serão devolvidos aos seus proprietários, desde que já tenham alta médica e a propriedade do animal seja comprovada.
O cavalo Caramelo segue internado e o hospital veterinário atualizou o estado de saúde do animal por meio de nota.
“Desde que chegou ao Hospital Veterinário da Ulbra, Caramelo já ganhou, pelo menos, 30 quilos. A estimativa inicial era de que o animal estava 50 quilos a abaixo do peso. Caramelo segue sendo acompanhado pela equipe do Hospital Veterinário da Ulbra, seguindo uma dieta composta por ração e feno, além da pastagem. Nesta terça-feira (11), Caramelo passou por uma revisão odontológica. O procedimento é considerado de rotina e é essencial para identificar como os cuidados com o animal devem seguir, além de servir para encontrar eventuais problemas que atrapalhem, por exemplo, a digestão”, diz o comunicado.