Em ampla parceria, reitor Laércio de Carvalho programou o evento para 28 e 29 de junho, em Aquidauana
Uma das experiências inovadoras no âmbito sul-mato-grossense do ensino superior, o Pantanal Tech será realizado em Aquidauana nos dias 28 e 29 de junho, na unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Os entendimentos para a programação já estão concluídos e foram avaliados pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) e o reitor da instituição, Laércio de Carvalho.
Considerado o maior evento de tecnologia em território pantaneiro, o Tech MS é fruto de uma iniciativa do governo estadual e Uems, em parceria com a Fundação MS, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), a Embrapa Pantanal e outros organismos que atuam na área de ensino técnico-científico e pesquisa. Também conta com o apoio dos cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UEMS: Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
Eduardo Riedel: ” Desenvolvimento sustentável do Pantanal, engloba a agricultura familiar, agroindústria , o agronegócio, a agropecuária sustentável, a economia criativa, o empreendedorismo, a geração de renda, sustentabilidade e o turismo”.
INTERAÇÃO
Carvalho explica que o acontecimento é inovador e tem entre seus grandes objetivos “promover a interação entre os atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal, atentando para tecnologias e inovações”. Para ele, cria-se com esta experiência uma agenda positiva de sustentabilidade, focada nos produtos naturais do bioma.
Riedel ressalta os avanços da Uems, que vem aprimorando as pautas do conhecimento, especialmente quando estão associadas aos desafios para apontar as melhores soluções em economias sustentáveis. O eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal” engloba a agricultura familiar, a agroindústria, o agronegócio, a agropecuária sustentável, a economia criativa, o empreendedorismo, a geração de renda, a inclusão produtiva, a inovação, a sustentabilidade e o turismo.