A manicure é a primeira candidata surda, beneficiada pelo programa. Ela conseguiu terminar o processo em menos de um ano
Nesta terça-feira, dia 06 de agosto, a manicure (Departamento Estadual de Trânsito). Maria Lúcia Costa Rezende, de 55 anos, é surda e está prestes a obter sua carteira de habilitação pelo Programa CNH MS Social.
A manicure é a primeira candidata surda, beneficiada pelo programa. Ela conseguiu terminar o processo em menos de um ano, apesar de já ter reprovado no exame prático. “Reprovei duas vezes, agora pela terceira vez, consegui graças à Deus”, disse a manicure.
Maria Lúcia foi acompanhada nas aulas práticas e teóricas pela intérprete Claudia Almeida Gonçalves Salomão do Detran-MS. Ela conta que teve dificuldade de acompanhar o curso teórico, mas a intérprete ajudou muito. “O professor esquecia e virava de costas, isso atrapalhava um pouco, mas eu fui aprendendo e busquei estudar para passar”, disse Maria Lúcia.
CNH MS Social
O edital do Programa CNH MS Social abriu 5 mil vagas para pessoas com baixa renda terem acesso à carteira nacional de habilitação gratuitamente. Até o momento, mais de 623 candidatos já concluíram o processo e receberam a CNH, sendo 24 PCDs, que tiveram suas vidas modificadas, assim como a da manicure Maria Lúcia. “Agora não preciso de ninguém para me levar para sair e para visitar minha família”, comemorou Maria Lúcia.
Atendimento PCD
O atendimento para surdos no Detran-MS acontece nas avaliações médicas e psicológicas, provas teóricas e práticas, na capital e no interior. A solicitação deve ser feita pelo Centro de Formação de Condutores.
Claudia Almeida, intérprete há mais de 25 anos, atendeu um condutor no curso de Reciclagem de Infratores em Paranaíba, na última semana e terá um próximo atendimento em Campo Grande, no fim deste mês.