A greve dos servidores deu início há mais de 2 meses. Os técnicos e professores paralisaram as aulas devido às reivindicações como: reajuste salarial, reestruturação de carreiras, e entre outras
Professores de universidades e institutos federais estão retomando as atividades parciais após aceitarem a proposta do Governo Federal, em Mato Grosso do Sul. A greve dos servidores deu início há mais de 2 meses.
Os técnicos e professores paralisaram as aulas devido às reivindicações como: reajuste salarial, reestruturação de carreiras, e entre outras.
Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), uma parte dos professores não aderiram à greve. Em alguns campis, as aulas continuarem sem interrupção.
De acordo com o Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Adufms), mesmo com a nova proposta do Governo e uma possível saída coletiva das instituições nacionais, a retomada do calendário acadêmico depende do Comando de Greve – grupo formado por docentes e estudantes.
Conforme o sindicato, será feita uma reunião para apresentar propostas de calendário e sobre a retomada das aulas, nesta terça-feira (25), com a atual gestão da UFMS.
Além da UFMS, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), não oficializou o fim da greve, porém atividades parciais foram retomadas no estado. Confira abaixo:
- Aquidauana – Aulas presenciais foram suspensas e ainda não há data para o retorno. “Emitiremos informações sobre o retorno ainda esta semana”.
- Campo Grande – O retorno imediato depende do professor. Para isso, basta comunicar a chefia. Para esses servidores, foi dado o prazo de dois dias (24 e 25 de junho) para organizar as atividades e avisarem os alunos.
- Corumbá – A retomada de parte das aulas começou nesta segunda-feira (24). Os horários para a próxima semana serão divulgados apenas sexta-feira, dia 28 de junho.
- Coxim – Retorno parcial começou nesta segunda-feira (24), mas a data para todas as atividades ainda não foi divulgada.
- Dourados – Retorno parcial começou nesta segunda-feira (24), mas ainda não há previsão para a volta de todas as aulas.
- Jardim – Retorno total a partir do dia 26 de junho.
- Naviraí – Segundo o diretor-geral Wagner Antoniassi, nem todas as atividades foram paralisadas, mas o retorno total das atividades está marcado para quarta-feira, 26 de junho.
- Nova Andradina – As atividades funcionam parcialmente e a direção aguarda a assinatura do acordo, na quarta-feira (26), para marcar o retorno das aulas.
- Ponta Porã – Retorno total a partir de quinta-feira, dia 27 de junho.
- Três Lagoas – Teve as aulas parcialmente suspensas e ainda não há data confirmada para o retorno.