Doses começaram a ser distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde em campanha reforçada
Além do combate ao mosquito aedes aegypti e a eliminação de seus criadouros, a guerra contra a dengue ganhou no último sábado, 10, um reforço dos mais importantes, com o início da distribuição das vacinas contra a doença. Por meio da articulação entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual (SES), 76 municípios de Mato Grosso do Sul recebem 69.570 doses.
No mesmo dia os lotes de cada município foram entregues aos seus representantes. “Iniciamos rapidamente a distribuição para que a cobertura vacinal chegue logo até à população selecionada pelo Ministério da Saúde, que são jovens e adolescentes de 10 e 11 anos de idade”, disse o secretário Maurício Simões. Até terça-feira, 13, o horário de retirada é das 8h às 11h e das 13h às 16h, mediante agendamento. Na quarta, 14, a retirada acontecerá somente no período da tarde, das 14h às 16h.
Segundo a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, o Estado tinha até sábado 2.058 casos prováveis. “As ações abrangem também o controle de vetores. “Estamos trabalhando junto aos municípios e à população com orientações de prevenção, pois a maioria dos focos esá dentro das casas”, comentou.
O gerente estadual de Imunização, Frederico Jorge Pontes de Moraes, explicou que o Ministério da Saúde forneceu mais doses para o atendimento integral à faixa etária estabelecida, que é de crianças e adolescentes de 10 e 11 anos. Nela se concentra o maior número de hospitalização por dengue. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.