A sétima edição do Prêmio Piraputanga de Turismo, no dia 21 de setembro, em Bonito, vai homenagear dois ex-presidentes do Brasil e do Paraguai que foram fundamentais no acordo bilateral que resultou no projeto de construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho: Michel Temer e Mário Abdo Benitez (Marito).O evento terá a presença também do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do governador de MS, Eduardo Riedel.
Com 30% executada, a ponte é a obra emblemática do corredor bioceânico Brasil-Chile, que vai desenvolver a economia e o turismo no continente, aumentando o fluxo de turistas fronteiriços aos principais destinos de Mato Grosso do Sul, como Serra da Bodoquena e Pantanal. Os ex-presidentes e demais homenageados na noite de gala do importante evento receberão estatuetas com o formato do peixe símbolo de Bonito em madeira esculpidas pelo artesão bonitense Nilson dos Santos.
O Prêmio Piraputanga é uma iniciativa do jornalista Edinho Neves, do Mídia Brasil Associados, com o propósito de reconhecer a contribuição de lideranças políticas, gestores públicos e empresários dos mais diversos segmentos da cadeia produtiva ao desenvolvimento do turismo no Brasil e em Mato Grosso do Sul. Centenas de personalidades já foram homenageadas pelo prêmio, que hoje faz parte do calendário oficial de eventos de Bonito.
Convidados ilustres
O evento é patrocinado pelo Ministério do Turismo e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Bonito, por meio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Este ano, o jornalista Edinho Neves anunciou uma inovação nos critérios de escolha dos homenageados, solicitando ao Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur) que indicasse as empresas que receberão a honraria nos segmentos de atrativo, gastronomia, agência, hotelaria, serviços e transporte.
Presenças confirmadas no evento, dentre outros convidados especiais, da ministra do Planejamento Simone Tebet; ex-ministro do Governo Temer, Carlos Marun; secretário estadual de Governo, Pedro Arlei Caravina; secretário-adjunto estadual de Educação Edio Antônio e Castro; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gérson Claro; senador Marcelo Castro, do Piauí; secretários-executivos dos ministérios do Turismo e da Integração, Carlos Henrique Sobral e Hildo Rocha; e o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling.
A cerimônia será realizada às 19h do dia 21 de setembro, no salão nobre do Hotel Marruá (um dos principais meios de hospedagem da Capital do Ecoturismo), em jantar show com participação especial do grupo Hermanos Irmãos, integrado pelos músicos sul-mato-grossenses Jerry Espindola, Rodrigo Teixeira e Márcio de Camilo.