O novo sistema viário da região central de Rio Brilhante começou a funcionar nesta terça-feira, às 8h. A informação foi prestada pelo gerente da Agetrat (Agencia de Transporte e Trânsito), Luciano Benevides dos Santos. Até o dia 30 de março haverá uma campanha de orientação dos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre os novos sentidos das ruas. O tráfego nas avenidas Benjamin Constant no sentido Campo Grande-Dourados e as ruas Athayde Nogueira e Antonio Lino Barbosa Neto, no sentido Dourados-Campo Grande.
Luciano dos Santos afirmou que a inauguração oficial das obras de revitalização e reordenação do trânsito do centro de Rio Brilhante acontecerá em data ainda a ser marcada pelo prefeito Sidney Foroni e pelo governador Reinaldo Azambuja que estará na cidade para a solenidade.
Os testes estão sendo feitos nos semáforos que estarão ligados na terça-feira, conforme disse o gerente da Agetrat que contará com o apoio da Polícia Militar para realizar os trinta dias da campanha de orientação. Luciano afirmou que todas as faixas de pedestres foram pintadas e todas as placas instaladas.
A revitalização e reordenação do trânsito, segundo Luciano, tornaram-se necessários pelo fato do município ter mais de quinze mil veículos motorizados em circulação além de bicicletas e pedestres. Na Avenida Benjamin Constante nas esquinas das ruas Juviano Medeiros e Sidney Coelho Nogueira foram implantadas faixas elevadas de pedestres para garantir a segunda dos estudantes das Escolas Sírio Borges e Etalívio Pereira Martins.
O projeto – A revitalização do centro comercial de Rio Brilhante consiste em melhorias para estacionamento, incluindo estacionamento para motos, transformação da avenida em mão única sentido norte-sul (Campo Grande/Dourados) com implantação de sinalização vertical (semáforo), faixa elevada de segurança, ciclovia, bicicletário, dentre outros equipamentos.
Diante da transição do Governo do Estado, os repasses para concretização da revitalização foi comprometido, atrasando e muito a reforma, sendo restabelecida dentro das possibilidades viáveis pela administração, outro fator prejudicial para o termino das obras foi o período chuvoso que o estado de MS passou no ultimo ano, impossibilitando muitas etapas da reestruturação do centro da cidade.
Mesmo assim o prefeito Sidney Foroni não poupou esforços para ver a concretização da revitalização do centro comercial de Rio Brilhante, que ha tempos necessitava desta reestruturação, para beneficio de todos os moradores da região.
O prefeito Sidney Foroni explicou que Rio Brilhante cresceu muito nos últimos tempos, e segue no caminho do desenvolvimento, toda mudança causa temor por parte dos cidadãos, mas essa é uma mudança necessária, com o tempo a população irá se adaptar as mudanças e perceber os benefícios que a reforma traz para a sociedade.
“Estamos vivemos uma nova fase do desenvolvimento de Rio Brilhante, e para atender o crescimento da cidade que possui um carro para cada dois habitantes, a orientação é fundamental no processo de municipalização do transito” pontuou o coordenador da Agetran, Luciano Benevides dos Santos. (Assessoria)