A estação meteorológica da fazenda Nhumirim (40,8°C), Amambai (40,7°C) Água Clara (40,7°C) e Aquidauana (40,2°C) completam a lista de regiões mais quentes do país
Mato Grosso do Sul, mais um vez, bateu recordes de calor, nesta terça-feira (17). Cinco cidades do estado estão entre as 6 mais quentes do país, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na liderança do ranking, Porto Murtinho, município que frequentemente tem batido recordes de calor teve máxima de 43,4 ºC às 15h (DF). Está é a segunda maior temperatura registrada em todo o Brasil, neste ano.
O recorde nacional até o momento é de 43,5°C em São Romão, noroeste de MG, durante a onda de calor de setembro de 2023. Corumbá e Cuiabá vem logo em seguida no ranking com 42,5°C.
A estação meteorológica da fazenda Nhumirim (40,8°C), Amambai (40,7°C) Água Clara (40,7°C) e Aquidauana (40,2°C) completam a lista de regiões mais quentes do país, conforme o Inmet.
Onda de calor
O fenômeno é reflexo de uma massa de ar seco que começa a se expandir no Brasil. A massa de ar seco deve ser persistente, com previsão de que a onda de calor dure uma semana, até o próximo dia 24 de outubro. Em Mato Grosso do Sul, a região mais afetada será a do Pantanal. O calor deve se concentrar em boa parte do estado, com ênfase para Corumbá e Porto Murtinho.