O programa de qualificação de mão-de-obra e visão empresarial no comércio e no turismo em desenvolvimento pela prefeitura de Porto Murtinho, visando preparar os trabalhadores e os empresários para o novo momento da cidade com a Rota Bioceânica, teve grande repercussão com a realização do curso para condutores de ecoturismo e aventura, promovido em parceria com o Sebrae e apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
O turismo é uma das atividades que sofrerá grandes transformações com a abertura da fronteira com o Paraguai, Argentina e Chile para o comércio e fluxo de pessoas. Porto Murtinho está inserido no bioma Pantanal e já é considerado um dos principais destinos para a pesca esportiva e observação de aves. A secretaria municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional vem trabalhando para estruturar e fomentar o ecoturismo.
Ministrado pelo consultor do Sebrae Josemar Contesini, o curso reuniu 19 pessoas de diferentes atividades econômicas com aulas teóricas e práticas durante quatro dias (40 horas/aula), focando o potencial histórico e cultural representado pelos casarões da cidade e a orla portuária (city tour), a pesca e o ecoturismo, com noções também na área de segurança turística.
Melhoria dos serviços
“Estamos motivando os murtinhense a se qualificarem para serem absorvidos pelo mercado que se abre com a Rota Bioceânica, seja no comércio, na indústria ou no turismo, onde pretendemos dar um novo direcionamento para que o potencial em recursos naturais da região seja explorado economicamente e de forma sustentável”, explica o secretário de Turismo Clayton Castilho. “Vamos trabalhar em todas as frentes do empreendedorismo.”
O curso para condutor de ecoturismo e aventura propiciou aos alunos uma visita técnica a alguns empreendimentos situados na margem do Rio Paraguai (Ilha do Farol, Porto Conceição e Fecho dos Morros) e ao Parque Municipal da Cabeceira do Apa, hoje desativado. Novos cursos estão programados até o fim do ano nas áreas de agricultura familiar, vendas, controle financeiro, redes sociais, gastronomia, hotelaria e processamento de alimentos.