Durante o evento, a prefeitura distribuiu cartilhas e brindes abordando a importância da conservação do meio ambiente, em parceria com a Sanesul
Em ação conjunta coordenada pelas secretarias municipais de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local e de Educação, a prefeitura de Porto Murtinho comemorou nesta segunda-feira (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente com a participação de autoridades e alunos de quatro escolas da Reme. O evento cívico foi aberto pelo prefeito Nelson Cintra na Praça Thomaz Laranjeira e encerrou-se com coleta de lixo na orla do Rio Paraguai.
“A responsabilidade com o meio ambiente e a limpeza da cidade não é só da prefeitura”, foi o recado do prefeito aos alunos das escolas Thomaz Laranjeira, Cláudio de Oliveira (cívico-militar), Bonifácio Gomes Polo Extensões e Nossa Senhora de Caacupé. “Todos nós devemos fazer a nossa parte, cuidando da nossa cidade e do nosso espaço, seja em casa ou na rua. Somos privilegiados pelo meio ambiente que temos”, completou.
O ato contou com a presença de secretários municipais, religiosos e representantes do Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental. A secretaria municipal de Assistência Social, Maria Lucia Ribeiro, também se dirigiu aos alunos enfatizando que os murtinhense devem se sentir donos dos espaços públicos e cuidar para que sejam mantidos limpos, descartando corretamente o lixo e respeitando o meio ambiente.
Região privilegiada
O secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Clayton Caetano, anunciou algumas ações em comemoração a data, como a instalação de lixeiras feitas de pneus em vários pontos da cidade, como o porto-geral e a Avenida das Larangeiras. “Somos privilegiados com a natureza, esse Rio Paraguai, e o Dia do Meio Ambiente tem tudo a ver com a região”, disse o secretário. “É um momento de reflexão, cada um deve fazer a sua parte.”
Durante o evento, a prefeitura distribuiu cartilhas e brindes abordando a importância da conservação do meio ambiente, em parceria com a Sanesul, e a final a secretária de Educação, Rita de Cássia, coordenou uma atividade envolvendo as autoridades e os estudantes com a fixação de mensagens sobre a conscientização ambiental nas árvores que compõe o ambiente da Praça Thomaz Larangeiras. O lixo recolhido na orla foi acondicionado em oito sacos.