Mau cheiro persistente há 14 anos leva MPMS a abrir investigação sobre unidade da JBS
Moradores do bairro Nova Campo Grande em Campo Grande, sofrem com um odor fedido há pelo menos 14 anos, que, segundo laudo do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e relatos dos próprios moradores, tem origem em uma unidade frigorífica da JBS. Agora, essa situação preocupante se tornou alvo de um inquérito civil instaurado pela 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Cultural, Habitação e Urbanismo do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
A abertura do inquérito foi oficializada na edição desta segunda-feira (3 de junho) do diário oficial do MPMS e estará sob a condução da promotora Luz Marina Borges Pinheiro. O objetivo principal da investigação é apurar “a regularidade jurídico-ambiental do Frigorífico JBS S.A., Unidade Frigorífica localizada na Avenida Duque de Caxias, nº 7255, Vila Nova, saída para a cidade de Aquidauana – MS, notadamente quanto aos maus odores provenientes de seu processo produtivo”.
Conforme o andamento da investigação, as primeiras movimentações ocorreram na última terça-feira (28 de maio). O foco central do inquérito é a poluição, enquadrada no âmbito do Direito Ambiental.
No dia 24 de maio, o MPMS já havia recomendado à unidade frigorífica a adoção de medidas para mitigar o mau cheiro que tanto incomoda os moradores há tanto tempo. Essa recomendação foi emitida após uma vistoria técnica realizada pelo DAEX (Departamento de Avaliação Externa), a pedido da 26ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, para averiguar as reclamações dos residentes próximos ao local.
As medidas solicitadas pelo MPMS incluem:
- Instalação de um sistema de captação e direcionamento dos gases do setor de produção para tratamento adequado.
- Revisão completa do sistema de lavador de gases e biofiltro já existente, buscando identificar e corrigir falhas de funcionamento.
Ações para Solucionar o Problema e Garantir o Bem-Estar da Comunidade
A abertura do inquérito civil pelo MPMS demonstra o compromisso do órgão em garantir o cumprimento da legislação ambiental e proteger o bem-estar da população. A investigação buscará determinar as causas precisas do mau cheiro e as medidas cabíveis para solucionar o problema de forma definitiva.
É esperado que a JBS colabore ativamente com a investigação e implemente as medidas recomendadas pelo MPMS o mais rápido possível para eliminar o odor fétido e garantir um ambiente saudável para os moradores do bairro Nova Campo Grande.