A pavimentação de 1,4 quilômetros do Polo Industrial Norte, da Capital, além de melhorar o transporte na região e minimizar problemas com a poeira, representa o surgimento do primeiro polo 100% asfaltado no Estado. Considerada uma obra emblemática, a pavimentação e drenagem de águas pluviais teve a ordem inicial de serviço assinada na manhã de hoje (15), próximo ao canteiro de obras. “Vai ser o primeiro polo empresarial a ser 100% pavimentado e isso é bom porque estimula a geração de emprego, a competitividade entre as empresas e cumpre uma promessa que realizamos. Ela será feita com recursos próprios do Governo”, disse o governador Reinaldo Azambuja durante a solenidade de assinatura.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, toda obra lançada é motivo de satisfação,mas a pavimentação do Polo pode ser considerada emblemática. “Além de asfaltar todo o Polo Industrial estamos cumprindo uma promessa e acredito que ela se tornará um modelo para os demais polos do Estado”, pontuou.
O projeto de pavimentação e drenagem de águas pluviais das ruas Ada Teixeira dos Santos Pereira, Elza da Silva Gatas e Dr. Nicola Casa Caminha, receberá investimentos da ordem de R$ 1,7 milhões provenientes do Fundo de Apoio às Empresas (FAI-MS). O prazo para conclusão é de cinco meses e a obra prevê a pavimentação de 14.750 metros quadrados e 1.063,50 metros lineares de galerias de águas pluviais.
O Polo Norte
Com 40 empresas de economia diversificada, que vai da fabricação de tijolos, passando por alimentos e confecção, e gerando cerca de 1500 empregos, o Polo Miguel Letteriello está realizando sonho antigo. Segundo o presidente da Associação de Empresários do Polo Empresarial Norte, Luclécio Festa, a necessidade de asfalto de um Polo Industrial é a mesma de uma casa. “Com esse asfalto vamos minimizar os problemas com poeira, além de outros que temos no dia-a-dia. Temos aqui indústrias diversas como metalúrgicas, blocos ecológicos, roupas e outros. Então além de melhorar o tráfego dentro do distrito, também será bom para a fabricação dos produtos, especialmente dos setores que mexem com alimentação”.
Para empresário Marcos Tavares, do ramo da alimentação, e beneficiado diretamente com a pavimentação, a qualidade dos produtos vai melhorar, pois o problema com a poeira será resolvido. “Essa é uma questão que veio ao encontro de um anseio nosso. Faz um tempo que aguardamos por esse asfalto que além de melhorar a logística, vai melhorar o nosso produto. Será um benefício para todo mundo. Na minha empresa ganharei 11 metros de largura de asfalto na frente”, contou.
Segundo o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mocchi, a conclusão da pavimentação do Polo Norte é a realização de um sonho para empresários e trabalhadores. “É com a soma de esforços e parceria que construímos o que queremos e transformamos sonhos em realidade”, concluiu.
Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck; o deputado estadual, Beto Pereira; empresários da região e trabalhadores locais. (Assessoria)