A captação de eventos faz parte do plano estratégico da cidade para gerar fluxo turístico, ação também desenvolvida pelo BCVB
Com estrutura para se tornar também um destino de grandes eventos, Bonito terá uma extensa e diversificada programação de acontecimentos nas áreas esportivas, culturais e de sustentabilidade no mês de novembro, destacando-se o 19º Festival da Guavira e o 1º Encontro Internacional de Observação de Aves.
A captação de eventos faz parte do plano estratégico da cidade para gerar fluxo turístico, ação também desenvolvida pelo BCVB (Bonito Convention & Visitors Bureau), entidade mantida pela iniciativa privada e gestora da Rota Pantanal Bonito. O destino conta com um centro de convenções para duas mil pessoas e outros espaços para receber congressos, festas e feiras.
“Com o apoio do trade e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) temos trabalhado intensamente para captar maior número de eventos, os quais, além de promover a cidade, tem um peso muito forte na ocupação da nossa rede hoteleira, hoje com sete mil leitos, e na visitação aos atrativos, refletindo em toda a economia local”, destaca o prefeito bonitense Josmail Rodrigues.
Cinema
O Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Bonito CineSur) abre, no dia 4 de novembro, a série de eventos. A solenidade será às 19h, no Centro e Convenções de Bonito, com exibição do filme Alma do Brasil, acompanhado pela Orquestra Prelúdio sob regência do maestro Eduardo Martinelli, seguidos de apresentações da Orquestra Jovem Sesc MS e o cantor Marcelo Loureiro. O CineSur é o primeiro do Brasil a reunir produções de toda a América do Sul, com mais de 300 produções inscritas.
Realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Bonito, o festival segue até o dia 11 de novembro. A programação inclui oficinas de roteiro e de projetos de coprodução internacional, debates, palestras e encontros com representações diplomáticas e organismos de fomento à indústria cinematográfica, bem como mostras competitivas do cinema sul-americano de filmes inéditos, de longas-metragens e curtas-metragens realizados entre os anos 2022 e de 2023.
Corrida
Nos dias 11 e 12 de novembro, a Capital do Ecoturismo sediará o 1º Bonito Trail Run, uma prova desafiadora com percursos de 7km, 14km e 21km nas trilhas e paisagens protegidas e deslumbrantes do atrativo Nascente Azul, passando ao lado de cachoeiras, nascentes e riachos de águas cristalinas.
Fechando o calendário da competição este ano, a prova deve reunir 600 atletas, em sete categorias (dos 16 anos a acima de 70 anos). A abertura será no dia 11, na Praça da Liberdade, centro de Bonito, com congresso técnico, corrida kids, entrega de kits e shows, das 15h às 22h.
Festival
De 16 a 19 do próximo mês, a prefeitura de Bonito realiza mais uma edição – a 19ª – do tradicional Festival da Guavira, cuja programação inclui shows, exposição de artesanato, degustação e o concorrido concurso para escolha da maior fruta típica da região. O evento acontecerá na Praça da Liberdade, com estimativa de público de cinco mil pessoas.
No ano passado, com a presença do cantor Guito, que participou do remake da novela Pantanal, da dupla sertaneja Alex e Yvan e músicos locais, o festival reuniu mais de quatro mil pessoas na praça. A programação deste ano ainda não foi divulgada pela organização.
Observação de aves
Marcado para os dias 17 e 18 de novembro, o Encontro Internacional de Observadores de Aves em Bonito irá reunir observadores brasileiros e dos países da América do Sul e agregando a população local em torno do movimento de observação de aves no Estado. Com inscrições gratuitas e limitadas, o evento será realizado no auditório da Câmara de Vereadores e com atividades ao ar livre de observação de aves na área urbana da cidade.
“O turismo de observação de aves é um caminho sustentável para promover e conservar as paisagens naturais do país, assim como sua fauna e flora, e valorizar a cultura e as economias de comunidades locais em compasso com a conservação da sociobiodiversidade”, afirma Simone Mamede, do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, que participa do evento promovido pelo município.
Copa Mutantes
Com previsão de 300 pessoas, entre atletas, dirigentes e familiares, Bonito sediará a 6ª edição da Copa Mutantes de Fisiculturismo, nos dias 24 e 25 de novembro. A competição é organizada pela Federação Sul-mato-grossense de Fisiculturismo, com apoio da prefeitura de Bonito, e vale como seletiva para o Brasileiro. Além de competidores do Estado, a disputa deverá reunir atletas de outros estados em várias categorias.
Fisiculturismo é uma prática que visa o desenvolvimento dos músculos corporais a partir da hipertrofia muscular, ou seja, aumento no volume da massa muscular. O objetivo da modalidade não é apenas testar quem levanta mais peso, mas quem possui a melhor definição dos músculos do corpo. Nas competições entre os fisiculturistas a força, a proporção e o tamanho dos músculos.
Em dezembro
Fechando o calendário de eventos do destino, de 1º a 3 de dezembro será realizada a 9ª edição do Bonito 21K, com provas de corrida de rua (percursos de 5km, 10km e 21km) e ciclismo de estrada (percursos de 53km e 121km), que reunirá atletas de todos os estados. A estrutura da competição será montada na Praça da Liberdade, de onde será dada a largada das provas.
No ano passado, o evento reuniu dois mil atletas e movimentou cerca de seis mil pessoas na cidade, incluindo equipes de apoio e familiares. Por ser realizada em um dos mais visitados destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo, a Bonito 21K aliou a prática esportiva com a preservação do meio ambiente e também conta com o apoio da prefeitura municipal.