No ano anterior, apenas 18 textos obtiveram nota máxima; nesta última edição, quatro alunos de escolas públicas tiraram nota mil no texto
Saiu! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta terça-feira (16), às 9h30 da manhã – horário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul -, as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. Porém, devido ao número de acessos simultâneos, a Página do Estudante tem apresentado instabilidade.
Para acessar a página e conferir o seu desempenho, clique aqui.
Em coletiva de imprensa, nesta manhã, o Inep e o MEC (Ministério da Educação) adiantaram que 60 candidatos alcançaram nota mil na redação, no país, sendo quatro deles alunos de escolas públicas. Nenhum dos candidatos com nota máxima na redação fez a prova em MT ou MS.
Vale lembrar que os candidatos escreveram sobre o tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Outro dado destacado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, alerta para o número de jovens que concluíram o Ensino Médio e não participaram do Enem. Segundo ele, apenas metade fez a prova, em 2023.
Camilo reforçou a importância de haver um levantamento com informações que possam identificar os motivos de os jovens não participarem do exame e afirmou que irá debater o assunto e articular ações com as secretarias e estados para melhorar esse índice.
E agora?
As notas do Enem servem de acesso às principais universidades públicas do país. Ao todo, 127 instituições ofertam vagas por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), em todos os estados brasileiros.