“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”, já afirmava com toda sensibilidade para as letras, a renomada poetisa e contista Cora Coralina. Seguindo também, essa linha de pensamento do saber, a Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), comemora neste mês de junho, os três anos de existência do “Giralivro”. Lançado no dia 25 de junho de 2013, o projeto teve início com 295 exemplares, e atualmente, já conta com 600 livros em seu acervo.
E para completar os festejos em comemoração ao Giralivro, foi realizado no último dia 17 de junho (2016), no auditório da Escoex a palestra “O Ovo da Serpente”, proferida pela conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Dóris de Miranda Coutinho. Na ocasião, a diretora-geral da Escoex, conselheira Marisa Serrano lembrou que o projeto foi criado com o objetivo de garantir ao servidor do TCE/MS a possibilidade de expandir os seus conhecimentos, por meio da diversificação e ampliação do acervo da biblioteca da Escoex que antes estava restrito somente a assuntos técnicos e jurídicos, e que a partir de então, no Giralivro, os exemplares seriam voltados para a literatura nacional e estrangeira. “Através da leitura a sociedade descobre mais sobre o seu mundo e aumenta a sua capacidade de raciocínio e discernimento.”, afirmou.
O Giralivro é desenvolvido no método de escambo, bastando ao servidor, trazer um livro que tenha em sua casa que esteja em bom estado, e também, que não seja de caráter didático ou religioso, e trocar por outro disponível na estante do GIRALIVRO, projetada especialmente para esse fim e que está instalada no saguão da Escoex para permitir a consulta mais rápida e simplificada dos títulos.Vale lembrar que o primeiro escambo feito no projeto, foi realizado pelo coordenador-geral da Escoex, Eurídio Bem-Hur Ferreira, e até esse mês já foram realizados 350 escambos.