No projeto Estudante Ecocidadão, os alunos da EJA – Conectando Saberes desenvolveram a produção de repelentes caseiros de citronela
Escola Estadual Alziro Lopes, localiza na rua Dr. Hyran Garcete, no bairro Planalto, em Guia Lopes da Laguna, desenvolveu ações de mobilização e sensibilização com estudantes, por intermédio dos projetos “Estudante Ecocidadão”, “Campanha das Tampinhas” e palestras, acerca do Dia D – Todos Contra a Dengue.
Considerando a temática de prevenção ao mosquito, dentro do projeto Estudante Ecocidadão, os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Conectando Saberes desenvolveram a produção de repelentes caseiros de citronela, sob orientação dos professores Marinez Zanette, de Biologia, Inácio Aguilera, de Matemática e Jader Pigari, de Geografia, em uma atividade interdisciplinar.
A produção teve duas etapas: a teórica, em que estudaram nas aulas sobre a origem, os materiais e o surgimento do produto, bem como a prática, ou seja, a mão na massa, em que produziram os repelentes.
Campanha das Tampinhas
O projeto “Campanha das Tampinhas”, desenvolvido nas disciplinas de base, no componente curricular de História,com a professora Thays Ribeiro, com os estudantes do ensino fundamental II. As tampinhas de garrafas que parecem inofensivas por serem pequenas, na verdade são um perigo quando cheias de água, podendo ser um potencial e, muitas vezes, ignorado criadouro das larvas do Aedes Aegypti.
Tampinhas foram coletadas em combate ao Aedes Aegypti.
Tendo isso em vista, a professora desenvolveu com os estudantes a coleta de tampinhas espalhadas na escola, ruas e casas pela vizinhança. Como finalização da ação, foi criado dois pontos de coleta, em locais específicos da escola, de tampinhas que serão utilizadas em trabalhos pedagógicos da escola.
Sensibilização
Foi realizada uma palestra de sensibilização com os estudantes, ministrada pelos profissionais Ariane, enfermeira da secretaria municipal de educação, e Judiclei, agente de endemias.
A professora de Língua Portuguesa Claudia Uchoas desenvolveu uma atividade de paródias de poemas literários sobre o combate à dengue, com estudantes do terceiro ano do ensino médio. As professoras de Ciências da Natureza Thânia Robert, Dinorah Vaz de Lima e Denisse de Barros, desenvolveram com os estudantes do ensino fundamental atividades interativas impressas. “Toda a unidade escolar está unida contra a dengue”, finaliza diretora Celia Cecilia Ovelar Garcete Barbosa.