Mais de sessenta trabalhadores estão envolvidos nos trabalhos de reparos e manutenção nos cemitérios públicos de Campo Grande
Um mutirão de limpeza está preparando os cemitérios públicos de Campo Grande para receber os visitantes no dia de Finados, próximo dia dois de novembro. Mais de sessenta trabalhadores estão envolvidos nos trabalhos de reparos e manutenção desses locais.
Foi justamente pelo maior cemitério público de Campo Grande, o Santo Amaro, que começou o mutirão de limpeza.
Mais de sessenta trabalhadores estão fazendo os serviços de capina, pintura de grades e muros. Também estão sendo feitos reparos nas capelas e os trabalhadores estão reconstruindo o muro que caiu durante o temporal da semana passada.
O muro no entorno do cemitério foi danificado em vários pontos, esse trecho na rua Fernando de Noronha é o mais longo.
Vários túmulos ao lado da via ficaram expostos e os operários já fizeram a escavação dos buracos para colocar as colunas do muro que está sendo reconstruído.
Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, os trabalhos de manutenção nos três cemitérios públicos vêm sendo realizados desde setembro e o mutirão é para deixar tudo em ordem para receber os visitantes no dia de Finados, próximo dia 02 de novembro.
“Nós tínhamos uma capela desativada agora o Santo Amaro já tem as duas capelas ativadas novamente. Então foi feito todo o serviço de pintura, de zeladoria e muito mais. Assim como nós estamos trabalhando internamente também ao local onde as pessoas são sepultadas”, explicou Enéas Netto, secretário adjunto da Sisep.
O mutirão também vai chegar ao cemitério São Sebastião, mais conhecido por “Cruzeiro”. Aqui as equipes vão ter muito trabalho para remover formigueiros perto das sepulturas, lixo e entulho deixado por famílias que fizeram capelas nos túmulos e não recolheram os restos de materiais.
No cemitério também tem vários túmulos abertos e danificados. Mostramos vídeos dos problemas ao secretário adjunto da SISEP. Ele ficou de resolver e pediu conscientização das pessoas que frequentam o cemitério.
“É importante frisar o seguinte: que infelizmente as empresas que estão executando serviços para os particulares eles estão deixando esse resto de material lá o que está gerando uma demanda muito alta para a Sisep para poder fazer a zeladoria, a limpeza do local. Porém, nós estamos fazendo o trabalho todo de retirada desse material”, completou Enéas.
Os três cemitérios públicos de Campo Grande têm mais de noventa mil sepulturas. E no feriado de Finados, mais de duzentas mil pessoas devem visitar esses locais.
Os cemitérios funcionam das 07h às 17h.