No último sábado, dia 8 de junho, Mato Grosso do Sul participou do Dia D de Vacinação contra a Poliomielite com grande sucesso. A ação, que faz parte da campanha nacional que segue até o dia 14 de junho, mobilizou os 79 municípios do estado e garantiu a imunização de milhares de crianças e jovens.
Campo Grande terá mutirão de vacinação em nove locais disponíveis: as USFs (Unidade de Saúde Familiar) Noroeste, Caiçara, Silva Regina, Moreninha, Parque do Sol, 26 de Agosto e Vila Cox. O horário de atendimento será das 7h às 17h.
Será possível receber a vacina nos pontos itinerantes no sábado (8) e domingo (9) no Shopping Norte Sul Plaza e Bosque dos Ipês, das 10h às 18h e das 10 às 17h, respectivamente. No interior, a orientação da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é que a população procure a unidade básica de saúde da sua cidade.
Números expressivos demonstram o compromisso com a saúde pública.
- Público-alvo: 245.726 crianças.
- Meta: Imunizar 95% do público-alvo.
- Doses aplicadas até o dia 6 de junho:
- 41.255 doses em crianças menores de 1 ano.
- 32.811 doses em crianças de 1 a 4 anos.
Interior do estado:
- Orientação: Buscar a unidade básica de saúde do seu município.
Ações para alcançar a meta de imunização:
- Mutirão no Dia D: Ampliação do acesso à vacina em um único dia.
- Pontos itinerantes: Facilitação da vacinação em locais de grande fluxo de pessoas.
- Divulgação da campanha: Campanhas informativas para conscientizar a população sobre a importância da vacinação.
A importância da vacinação contra a poliomielite:
- Prevenção eficaz: A vacina é a única forma de prevenir a poliomielite, doença grave que pode causar paralisia e até a morte.
- Eliminação da doença no Brasil: O país está livre da circulação do vírus da poliomielite desde 1994, graças à vacinação.
- Proteção individual e coletiva: A vacinação protege não apenas a pessoa que recebe a dose, mas também toda a comunidade.
Mato Grosso do Sul segue comprometido com a erradicação da poliomielite.
O sucesso do Dia D de Vacinação demonstra o compromisso do estado com a saúde pública e a erradicação da poliomielite. A campanha segue até o dia 14 de junho, com a expectativa de alcançar a meta de imunizar 95% do público-alvo.