A maioria das mortes registradas são casos de H3N2, sendo 7 por Influenza A H1N1, 32 por Influenza A H3N2 e 5 por Influenza A não subtipado
Mato Grosso do Sul registrou mais seis mortes por Influenza, conforme dados do Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O boletim também revelou que 32 novos casos da doença foram confirmados no Estado durante o mesmo período.
Com esses novos registros, o número total de óbitos em 2024 subiu para 44 evidenciando um alerta da situação epidemiológica atual. A maioria das mortes registradas são casos de H3N2, sendo 7 por Influenza A H1N1, 32 por Influenza A H3N2 e 5 por Influenza A não subtipado.
As vítimas mais recentes incluem um jovem de 20 anos de Miranda, um idoso de 72 anos de Maracaju, três idosas de Campo Grande de 74, 77 e 78 anos, e uma idosa de 65 anos de Ponta Porã.
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra essa doença e, principalmente, contra a evolução para complicações e óbitos.
“A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.”, diz o trecho contido no boletim.