Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro
Lembra da onda de calor de novembro, que elevou a temperatura em cinco graus acima da média? Pois ela deve se repetir em dezembro em Campo Grande no interior de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a previsão, uma nova onda de calor que está se formando no Brasil e os termômetros devem subir a partir de quarta-feira (14), atingindo pelo menos 8 estados. Inclusive, ela deve se estender até 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que será no dia 22 de dezembro.
A previsão é de que os termômetros se aproximem dos 40°C no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, no norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.
A onda de calor ocorre quando a temperatura sobe cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Esta já é a quinta consecutiva registrada no país. As anteriores foram em agosto, setembro, outubro e novembro.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional e Meteorologia), em Campo Grande, a temperatura média do mês de novembro foi de 31,5°C, ficando 3,6°C acima da Normal Climatológica, que é de 27,9°C.
Além disso, a média da temperatura mínima mensal foi de 25,8°C, ficando 2°C acima da Normal, que é de 23,8°C e a média da temperatura máxima foi de 38,8°C, ficando 4,8°C acima da Normal, que é de 34°C.
A maior temperatura máxima foi de 42°C, ocorrida no dia 13.