O Morro do Paxixi, um dos mirantes mais icônicos de Mato Grosso do Sul, localizado em Aquidauana, a 141 km de Campo Grande, pode se tornar ainda mais atrativo com a possível instalação de um teleférico. A proposta prevê a ligação entre o topo do morro e o câmpus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), situado ao pé da montanha, próximo à rodovia MS-450.
O projeto foi anunciado recentemente pela UEMS, e já conta com o apoio da Prefeitura de Aquidauana. Segundo a administração municipal, em 2023, foi adquirida uma área de 51 hectares e 1.897 m² no Morro do Paxixi, excluindo-se as torres de telefonia presentes na região.
A compra da área, realizada por R$ 585 mil, foi financiada integralmente com recursos da Prefeitura de Aquidauana e oficializada por meio do Decreto Municipal de desapropriação nº 056/GAB/2023, publicado no Diário Oficial do Município. O terreno, que oferece uma das vistas mais espetaculares do Estado, foi adquirido com o objetivo de fortalecer o turismo local.
“A aquisição foi essencial para viabilizar a implantação de estruturas que garantam o desenvolvimento do turismo na região, assegurando maior segurança aos visitantes, especialmente com a construção de um mirante adequado”, destacou a prefeitura em nota oficial.
TELEFÉRICO
A instalação do teleférico reforça o potencial turístico da região, tornando o Morro do Paxixi uma atração ainda mais imperdível para quem busca belezas naturais e experiências diferenciadas em Mato Grosso do Sul.
“O Morro do Paxixi é um dos maiores patrimônios naturais de Aquidauana, e esse projeto do teleférico reforça nosso compromisso de valorizar esse espaço tão especial para nossa população e para os turistas. Desde a campanha, sempre defendi que o turismo é uma grande alavanca para o desenvolvimento do município, e a instalação de um teleférico será um marco na promoção das nossas belezas naturais e no fortalecimento da economia local”, afirmou Mauro Batista, prefeito de Aquidauana.