Hospital informou que foi colhida amostra de sangue para pesquisa de várias doenças
Menina de três anos morreu no HU (Hospital Universitário) com suspeita de dengue hemorrágica, em Campo Grande, nesta quarta-feira (29). De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foi recebida a notificação da suspeita de dengue, nesta quarta.
Conforme a Sesau, a menina apresentava febre intensa, baixa de plaqueta e dor de cabeça. Contatado, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), informou que a criança foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital no início da tarde de quarta-feira em estado gravíssimo. “O hospital já estava lotado e a equipe começou a remanejar outra criança para receber essa que chegou na área vermelha. Em poucos minutos evoluiu para parada cardíaca e hemorragia pelo tubo, não respondendo às manobras de reanimação”, informa nota.
Os profissionais responsáveis colheram amostra de sangue para pesquisa de várias doenças. Segundo a Sesau, a amostra foi enviada para exames laboratoriais para constatar se o óbito foi, de fato, ocasionado por dengue hemorrágica. Os exames devem ficar prontos entre 10 e 15 dias, ressalta a Secretaria.
Se confirmado, este pode ser o nono caso de morte causada por dengue em Mato Grosso do Sul, segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria Municipal de Saúde). Os três últimos óbitos foram registrados em Três Lagoas, cidade que está com alta incidência para a doença.
Dengue na Capital – O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que Campo Grande apresenta 2279 casos de dengue em investigação. Segundo a Sesau, o número de atendimentos em unidades de saúde de pessoas com sintomas de dengue aumentaram em mais de 20% nas últimas semanas.
Apenas na última semana, foram contabilizados 945 atendimentos suspeitos de dengue na urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centro Regionais de Saúde (CRSs).