Atriz, que morreu no domingo aos 94 anos, fez sua última novela em 2009: “Viver a Vida”
Atriz, cantora e apresentadora, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, não resistiu domingo, 05, a uma pneumonia, e deu seu último suspiro, 14 anos depois de fazer sua última telenovela na Globo, “Viver a Vida”. Tinha 94 anos e estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (PB), onde morava com a filha, a médica Sílvia Rodrigues.
Lolita foi uma das personalidades mais importantes da TV, do rádio e da teledramaturgia no Brasil. Pioneira, nascida em Santos (SP), era da geração precursora da TV. Ela cantou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950. Em 1946, foi aprovada em um teste na TV Tupi. Nesta época começou a amizade com Hebe Camargo e ganhou a oportunidade de se tornar apresentadora e a de atuar. Ganhou o prêmio Roquette Pinto de melhor cantora em 1950, ano de sua criação.
Na TV conheceu e se casou, em 1951, com Airton Rodrigues, seu parceiro no programa “Almoço com as Estrelas”, apresentado por eles de 1958 a 1982. Neste ano aconteceu a separação do casal, fato que muitos afirmam ter sido o maior desgosto da vida de Lolita. Bonita, simpática, de fala fluente e divertida, seu talento contribuiu com o sucesso de várias novelas globais. A filha atendeu o pedido para cremar seu corpo.