Lei foi sancionada nesta quinta-feira (28)
A prevenção ao engasgo agora é lei em Campo Grande. A normativa foi assinada pela prefeita Adriane Lopes (PP) nesta quarta-feira (27) e sancionada através do Diário Oficial de Campo Grande nesta manhã (28). O Programa de Conscientização, Prevenção e Primeiros Socorros estabelece parâmetros para casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Confira quais são eles:
Serão realizadas campanhas educativas permanentes por meio dos meios de comunicação disponíveis pela prefeitura. Instituições de ensino, creches, bares, lanchonetes, restaurantes, mercados e estabelecimentos similares são obrigadas a:
a manter afixados, em local visível e na forma do disposto no regulamento, a ser editado no prazo de 30 (trinta) dias após a publicação desta Lei, cartazes que ilustrem a execução de manobras que visam à desobstrução das vias aéreas (manobra de Heimlich);
a promover a capacitação, por parte do Poder Público Municipal, de pelo menos 20% dos colaboradores dos estabelecimentos descritos no caput deste artigo, para executarem a manobra de desobstrução das vias aéreas (manobra de Heimlich);
Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre a quantidade de casos de engasgo registrados na capital de Mato Grosso do Sul, mas ainda não obteve retorno.
Conforme o Sistema de Informação sobre Mortalidade, em 2023, o número geral de engasgos chegou a 2.364. Desse total, 618 ocorreram em bebês, 271 em crianças de 1 a 5 anos e 59 engasgos na faixa etária de 6 a 10 anos. Além dos chamados de emergência, o Sistema de Informação também registrou óbitos por essa causa. De janeiro até agora, 11 bebês já perderam a vida por engasgo, e em 2023, foram 17 óbitos.
A manobra
A pessoa deve se posicionar atrás de quem está engasgado. Depois, deve colocar um punho fechado quatro dedos acima do umbigo da vítima. Em seguida, deve trazer a outra mão para realizar pressão, cinco vezes em relação à cabeça da vítima.
No caso do engasgo de bebês, a pessoa deve posicioná-lo de barriga para baixo, segurando-o com o braço. Estique o pescoço da criança para que ela expulse mais facilmente o corpo estranho.
Depois de fazer cinco golpes nas suas costas, deve-se posicionar a criança de barriga para cima. Na região entre os mamilos, golpear até quantas vezes for necessário para a expulsão.