Cerca de 200 jovens do movimento católico Decolores participaram da ação. Entrega dos itens foi feita para 15 instituições e aconteceu no último domingo (17)
No último fim de semana, a cidade de Campo Grande foi palco de ação solidária realizada por um grupo de jovens católicos do movimento Decolores. Conhecido por promover encontros e retiros espirituais para jovens entre 14 e 18 anos, o Decolores também desenvolve projeto de impacto social chamado de “Gincana Solidária”.
O evento, que ocorre a cada dois anos, visa arrecadar alimentos e outros itens essenciais para apoiar famílias em vulnerabilidade social.
A última ação envolveu cerca de 200 jovens que durante um mês arrecadaram 10 toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal. Os produtos foram doados para 15 instituições. Veja abaixo a lista de instituições que receberam as doações:
Campo Grande:
- Recanto da Criança
- Projeto Sorriso Feliz
- Casa do Idoso – Nossa Senhora Aparecida
- Vicentinos Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Cidade Morena
- Lar do Pequeno Assis
- Comunidades próximas a UCDB
- Vicentinos Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos
- Instituto Viver Bem
- Casa Dom Bosco
- Afrangel
- São João Batista
- Escola das Mães de Luz
- Pestalozzi
Sidrolândia
- Vicentinos de Sidrolândia
- Casa do Bom Samaritano
O estudante de Direito, Pedro Henrique Sanabria, participante do grupo e coordenador do evento, explica que o objetivo principal do Quiz, como é chamada a gincana, é promover a solidariedade e o espírito de liderança entre os jovens.
Durante cerca de um mês, as equipes competem entre si para arrecadar o maior número de doações possíveis. “Cada equipe tem o desafio de arrecadar doações, seja por meio de dinheiro, alimentos ou produtos de higiene. Além disso, eles enfrentam desafios e missões que visam aumentar a interação entre eles e fortalecer a missão de ajudar o próximo”, conta Pedro.
Além da arrecadação de doações, o evento tem caráter lúdico, com gincanas e brincadeiras que incentivam a união e a colaboração.
Preparação e esforço coletivo
O processo de arrecadação começou no dia 10 de outubro e se estendeu até o último domingo (17). Pedro Henrique relata que a organização contou com o apoio de adultos do grupo, carinhosamente chamados de “tios”, que orientaram os jovens e ajudaram na logística.