Imasul comemora restauração de flora e fauna em lago do Parque das Nações Indígenas que estava assoreado
Mamíferos, aves e peixes que haviam desaparecido de um pedaço do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, começaram a retornar. Para felicidade dos frequentadores e técnicos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o projeto de desassoreamento do lago de contenção de sedimentos reserva completou 80% de sua execução com absoluto sucesso.
Várias espécies da fauna – peixes, capivaras, biguás, garças e martins-pescadores – são sinais claros da recuperação ambiental coordenada pelo Imasul. O projeto de recuperação do manancial preserva o equilíbrio ecológico e evita que materiais sólidos comprometam a qualidade da água e a funcionalidade do lago principal do parque. A remoção de sedimentos acumulados é feita por escavadeiras hidráulicas, uma draga especializada e caminhões com capacidade de até 10 metros cúbicos por viagem.
A operação, que já contabiliza cerca de 1.400 viagens, é realizada de forma intensiva para cumprir o cronograma, que prevê a conclusão dos trabalhos em até 90 dias, salvo imprevistos climáticos. O projeto de R$ 611 mil, financiado com recursos provenientes de compensações ambientais, é essencial para mitigar o risco de alagamentos durante o período de chuvas e evitar o assoreamento do lago principal.
NO PROSA
No Córrego Manoel Português, o Governo do Estado executou obras de drenagem no soterramento de uma enorme erosão no Parque Estadual do Prosa. A desfiguração é o resultado de anos de ação de enxurradas. Agora, a estabilização das margens e o reflorestamento com espécies nativas, utilizando técnicas de bioengenharia para prevenir a erosão, reforçam o solo e impedem o assoreamento do lago principal.
Com 116 hectares, o Parque das Nações Indígenas é um dos principais refúgios verdes de Campo Grande. Além de preservar a biodiversidade local, o espaço celebra as culturas indígenas, sendo um local de lazer e turismo. O Imasul monitora todas as etapas do projeto para garantir o cumprimento de normas ambientais.