Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania prepara Plano em parceria com municípios
O governo de Mato Grosso do Sul considera da maior relevância a presença do povo corumbaense na construção e execução do “MS Criativo” (Plano Estadual de Economia Criativa). É uma iniciativa do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC), e feita em parceria com as prefeituras. O lançamento do plano, na Prefeitura de Corumbá, reuniu várias autoridades municipais e estaduais, entre elas o superintendente estadual de Economia Criativa, Décio Coutinho; prefeito Marcelo Iunes (PSDB), assessores e lideranças locais.
“É determinante, para esta ideia avançar, a força participativa dos municípios. No caso corumbaense, seu perfil é de sólida identificado com a cultura, a história”, afirmou Coutinho. Coordenador da elaboração do Plano, Coutinho reiterou a importância da participação popular. “Se a criatividade é das pessoas e a gente quer uma estratégia para que o estado seja cada vez mais criativo, nada melhor que ouvir as pessoas”, raciocinou.
Esses encontros são subsídios para o Plano, que servirá de base para a criação da primeira lei estadual de Economia Criativa. Serão realizados oito encontros regionais de 31 de agosto a 21 de novembro, para debater e colher propostas junto às comunidades criativas de cada cidade e região. Para isto, são ouvidas e debatidas as avaliações e propostas de secretários municipais e colaboradores das áreas de Turismo, Cultura, Esportes e Meio Ambiente. Estão sendo mobilizados artistas, artesãos, realizadores de eventos (festas tradicionais e festivais), designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, agentes, gestores e produtores criativos e outros das áreas da gastronomia, moda e tecnologia.