Com recurso de até R$ 110.000,00, estudo irá contribuir para políticas públicas sobre a pesca da espécie em MS
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a população de dourados (Salminus brasiliensis) na região do Pantanal sul-mato-grossense, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur), lançou um edital para pesquisa sobre a espécie em Corumbá.
O edital prevê um investimento de até R$ 110.000,00 para custear os estudos. O principal objetivo da pesquisa é determinar se a população de dourados em Corumbá está se desenvolvendo, se mantém estável ou se está em declínio. Os estudos serão realizados nos rios da região de Corumbá.
Subsídios para políticas públicas: Espera-se que os resultados da pesquisa subsidiem a formulação de políticas públicas para a gestão da pesca do dourado em Mato Grosso do Sul.
O conhecimento gerado pela pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável da pesca do dourado na região, garantindo a preservação da espécie para as futuras gerações.
Etapas: A pesquisa será dividida em três etapas:
- Levantamento bibliográfico: Essa etapa envolverá a revisão de toda a literatura disponível sobre o dourado na região.
- Coleta de dados em campo: Nessa etapa, os pesquisadores coletarão dados sobre a população de dourados, como tamanho, peso, idade e reprodução.
- Análise dos dados e elaboração do relatório final: Na última etapa, os pesquisadores analisarão os dados coletados e elaborarão um relatório final com os resultados da pesquisa.
Os interessados têm entre os dias 18 de julho a 16 de agosto para enviar as propostas que deverão ser entregues mediante ofício que serão protocolados pela Fundação de Turismo.
Prazo:
- Inscrições: As inscrições para o edital estão abertas até 16 de agosto de 2024.
- Início da pesquisa: A pesquisa deve ser iniciada em setembro de 2024 e concluída em agosto de 2025.