Medida visa combater os efeitos das cheias no Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do país. Um milhão de toneladas de arroz serão importadas ao longo de 2024.
O preço máximo ao consumidor final foi fixado em R$ 4 o quilo, mas Mato Grosso do Sul ainda não está na lista de estados beneficiados.
A primeira remessa de 104.034 toneladas será destinada à venda para pequenos varejistas e programas de segurança alimentar em sete estados.
Novos leilões serão realizados para determinar quais estados receberão o arroz importado. A iniciativa visa evitar o aumento dos preços do arroz para o consumidor final.
O arroz importado não deve concorrer com a produção nacional, sendo destinado apenas para pequenos mercados. O produto será descarregado nos portos de Santos, Salvador, Recife e Itaqui e embalado em pacotes de 2 kg com a marca do Governo Federal.
Alguns supermercados em Mato Grosso do Sul já estão limitando a compra de arroz por cliente. Ainda não há informações sobre quando o arroz importado estará disponível para compra em Mato Grosso do Sul.