Para melhorar o acesso e infraestrutura local, o governo de Mato Grosso do Sul fará a obra emergencial de recuperação da ponte sobre o Rio Paraguai, que fica na rodovia BR-262, em Corumbá. A intervenção é necessária para dar segurança a quem trafega na região, visto que desde março deste ano o local funciona no sistema de ‘pare e siga’.
Em março, técnicos da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog) fizeram vistoria técnica na ponte, que mostrou a necessidade de realizar a obra de manutenção, para reparação dos problemas estruturais.
A Agesul informou que a obra emergencial consiste na demolição e reconstrução das extremidades das lajes que foram danificadas e será realizada em conjunto com a operação de sinalização viária, através do sistema “pare e siga”.
Além da recuperação das lajes, a obra emergencial vai garantir a troca da junta elastomérica do pilar P6 – elemento de vedação do espaço necessário para dilatação da estrutura entre os vãos da ponte; e a substituição parcial dos aparelhos de apoio – elementos que transferem as cargas das vigas para os pilares e permitem a dilatação e movimentação da estrutura.