Tradicionalmente realizada em todo o País entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha iniciou em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no território nacional
A partir de hoje, 2 de maio de 2024, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Mato Grosso do Sul, a partir dos 6 meses de idade. A medida visa ampliar a cobertura vacinal e reduzir o número de casos de gripe no estado.
A campanha de vacinação contra a gripe começou em 18 de março e, até o momento, apenas 17,41% dos grupos prioritários foram vacinados. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e mortes por gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra os três principais vírus da gripe que estão circulando no momento. Ela é segura e eficaz, e pode ser aplicada em conjunto com outras vacinas do calendário vacinal.
Para se vacinar, basta procurar um posto de saúde durante a campanha de vacinação, que vai até o dia 31 de maio. Crianças que nunca tomaram a vacina contra a gripe precisam tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explica que o objetivo da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza na população.
A campanha visa aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e diminuir a circulação dos vírus. “O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde. Precisamos aumentar a cobertura vacinal independente de grupos. Estamos com aumento de pessoas hospitalizadas e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Influenza, doenças causadas por vírus respiratórios”, afirma Goldfinger.
Tradicionalmente realizada em todo o País entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha iniciou em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no território nacional. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – protegendo contra os principais vírus em circulação.
A vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado.