Somente nesta segunda-feira (12), 50 animais morreram de hipotermia em Aquidauana, segundo a Iagro
Em menos de uma semana, 455 animais morreram de frio em Mato Grosso do Sul, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Os casos foram registrados desde o último sábado (9), quando frente fria começou a avançar por Mato Grosso do Sul, conforme o vice-presidente da Iagro, Cristiano Moreira.
Somente nesta segunda-feira (12), 50 animais morreram de hipotermia em Aquidauana.
Do início do ano até agora, 541 animais padeceram diante das baixas temperaturas do estado, ainda conforme Moreira. Há possibilidade de casos subnotificados.
No ano passado, cerca de 2.660 animais também morreram entre as frentes frias de junho e julho.
Monitoramento
A Iagro segue monitorando o eventual surgimento de novos casos diante da possibilidade de novas ondas de frio. A Agência pede que os produtores fiquem em alerta e adotem medidas para evitar o sofrimento dos animais durante o frio.
Temperatura abaixo de 5 °C e situações de inversão térmica (30 °C de dia e 0 °C) de noite, são as situações mais preocupantes.
“Os produtores devem fazer o manejo das pastagens, colocar animais onde tenham abrigos de pastagem natural ou cobertura física/estrutural. Os animais devem estar com um score corporal bom, bem alimentado”, diz Cristiano Moreira, vice-presidente da Iagro.
Desesperador
No mês passado, fogueira e até uma tenta teve que ser utilizada para tentar amenizar o frio que debilitou cabeças de gado na Fazenda Santa Luzia, em Tacuru, a 420 quilômetros de Campo Grande. (Confira o vídeo no início da reportagem).
No sábado (9), propriedade em Sidrolândia também registram perda de animais por hipotermia.