Durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta sexta-feira (21), cinco UBSs e USFs (Unidades Básicas e de Saúde da Família) seguiram abertas para vacinação. Além disso, o Shopping Norte Sul Plaza sediará ação itinerante para vacinação contra a Influenza e Covid-19 no feriado e fim de semana. O teste para detecção de Covid-19 também estará sendo disponibilizado nas unidades de saúde.
Nas unidades de saúde o atendimento acontecerá somente nos dias 21 e 22 (sexta e sábado), de 7h às 17h. Estarão abertas as seguintes unidades: UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Moreninhas, USF Silva Regina e UBS Dona Neta.
Já no shopping Norte Sul Plaza o atendimento será nos dias 21, 22 e 23 (sexta, sábado e domingo) em horários alternados. Na sexta e sábado, de 10h às 18h, e no domingo de 11h às 19h. O ponto de vacinação estará instalado ao lado da loja Cravo e Canela.
A vacinação contra a Gripe está em Campo Grande para todos os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Influenza
a cobertura vacinal contra a gripe segue em baixa na Capital. Iniciada em 3 de abril, a meta da Secretária da Saúde é imunizar 90% do público alvo, contudo a taxa de cobertura está em 7,78%.
Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), apontam que a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais. Em Campo Grande, cerca de 17,3 mil pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, o que corresponde a 12,84% do público alvo de 134,7 mil pessoas.
Em seguida aparecem os professores do Ensino Básico e Superior, que englobam o público de Trabalhadores da Educação, com 8,86% de cobertura, Puérperas correspondem a 7,89% da cobertura e os Trabalhadores da Saúde 6,91%. Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, 3,2 mil foram vacinadas, o que corresponde a 4,67% do público estimado de 69,8 mil pessoas.
Em 2022, Campo Grande alcançou apenas 43,4% de todo o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.
Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:
Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
Evite tocar a boca e o nariz.
Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.
Covid-19
Na última semana, a Sesau ampliou os públicos aptos a receber a vacina Bivalente. A partir de agora, pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, também pode receber o imunizante. Além destes públicos, a bivalente está disponível também para trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.
O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo. Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.