Em 2070, a expectativa de vida feminina em MS será de 85,9 anos, enquanto a masculina será de 81,4 anos
A expectativa de vida ao nascer em Mato Grosso do Sul continua a crescer, mas o estado ainda estará entre aqueles com os menores índices de longevidade no Brasil até 2070. Segundo as projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a esperança de vida no estado para ambos os sexos, atualmente em 75,4 anos, deve alcançar 83,6 anos em 2070.
No entanto, esse valor coloca Mato Grosso do Sul na 4ª posição entre as Unidades da Federação com as menores expectativas de vida no país, que é em média 76,4 anos.
As mulheres, historicamente com maior longevidade, seguirão vivendo mais do que os homens. Em 2070, a expectativa de vida feminina em MS será de 85,9 anos, enquanto a masculina será de 81,4 anos.
A análise das pirâmides etárias revela que a população de Mato Grosso do Sul envelhecerá significativamente, com uma redução na base — que representa a população jovem — e um aumento na parte superior, correspondente aos grupos mais velhos. Esse fenômeno, já observado em outros países, indica que o estado enfrentará desafios para atender uma população cada vez mais idosa.
A pandemia de COVID-19 também teve um impacto notável nessa projeção, interrompendo temporariamente o crescimento da expectativa de vida, mas os números voltaram a se alinhar com as previsões para 2070.
Para Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE, “a principal importância das Projeções é informar qual é a população do país a cada ano, pois os censos demográficos ocorrem apenas a cada dez anos. Essa informação, por idade e sexo, é fundamental para se elaborar políticas públicas voltada para crianças, idosos ou para a força de trabalho. Além disso, esses dados são a base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE)”.