O evento é promovido pela Fundación Mapfre
“Uma mão no volante, outra no celular e os dois pés na cova” – frases impactantes como esta puderam ser conferidas no Encontro Nacional de Segurança Viária que ocorreu em São Paulo, na última sexta-feira (08), promovido pela Fundación Mapfre.
Mais de 5.000 professores e 45 unidades escolares de todo o país, desenvolveram projetos voltados para a área da segurança no trânsito. Dez deles receberam destaque nacional, e Campo Grande levou a melhor com o projeto: “Trânsito não é brincadeira, é uma questão de educação: Alunos intervenientes, futuro Consciente”, da Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio Machado.
Nesta terça-feira (12), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito realizou a entrega de certificados para as escolas participantes do Programa.
Marilei Teresinha Matieli Arakaki, professora de ciências da Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio, ressaltou a importância dessas ações. “Eles podem se tornar condutores mais conscientes no futuro”, afirma. Ela explica ainda que foram realizadas 30 ações ao longo do ano, incluindo blitz educativas sobre o uso da seta, direção defensiva, emissão de gases poluentes e a importância de realizar a manutenção dos veículos, além do uso de cadeirinhas.
Ivanise Rotta, Gerente de Educação para o Trânsito da Agetran, mencionou um pensamento dizendo: “Não adianta cabecinhas estudarem geografia, matemática e morrerem ali na esquina”. Ela completa que a entrega de premiação e certificados simboliza o reconhecimento da importância do trabalho realizado pelos professores, coordenadores e diretores nas escolas.
O Diretor Presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, complementa dizendo que essas ações preparam essas crianças, e elas mesmas começam a repassar o conhecimento aos pais.
Outras escolas que se destacaram foram a Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, Escola Municipal Nagen Jorge Saad e Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos.