A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco
Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (24) mostra mais um óbito ocorrido recentemente em Mato Grosso do Sul em decorrência da Influenza. O total de mortes em 2024, atinge 82.
A vítima fatal da doença residia era homem, residia em Três Lagoas, tinha 85 anos, tinha como comorbidade outra pneumopatia Crônica e contraiu a Influenza A não subtipado. O óbito ocorreu no dia 15 de outubro.
O total de casos confirmados chega a 710, três a mais, do que a semana anterior. Os dados são divulgados todas as quintas.
O levantamento detalha que foram 7.023 casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) hospitalizado, sendo 710 confirmados para Influenza, 699 Influenza A, 11 Influenza B.
Quanto ao registro de óbitos, 50 foram por H3N2, 21 por H1N1, 10 não subtipado, 1 por Influenza B.
A Secretaria destaca que a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra a doença e, principalmente, contra a evolução para complicações e óbitos. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.