Essas oportunidades proporcionam networking e aprendizado, permitindo o acesso a insights valiosos e possíveis parcerias comerciais
A participação em eventos e a criação de novas conexões são vitais para pequenos empreendedores. Essas oportunidades proporcionam networking e aprendizado, permitindo o acesso a insights valiosos e possíveis parcerias comerciais.
Entendendo isso, a prefeitura de Campo Grande, por meio da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) e da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), levou para o Festival Internacional da Carne 35 empreendedores. Muitos deles com agroindústrias familiares.
No estande da Sidagro tinha queijos artesanais, cucas com receitas da vovó, mel, doces de leites e cachorrada, artesanato em lona, couro e materiais recicláveis e sintéticos. Também tinha tereré com a erva mate mais gostosa da cidade e um espaço aconchegante com móveis em madeira rústica para aproveitar e dar uma refrescada.
A empresária Rúbia Grasiela Rodrigues, da Erva Mate Campão, disse ser difícil descrever com palavras o que foi a feira para a empresa. “Nós conseguimos fazer muitos contatos, primeiramente, como nossos próprios clientes que vieram porque a gente divulgou que estaria aqui. Escutamos o feedback deles o que nos dá a oportunidade de estar melhorando, conseguimos fazer contatos com pessoas de fora que não conheciam o tereré e ficaram encantados com a nossa cultura, com a nossa erva. E em um terceiro momento, eu diria, os novos parceiros de negócios. Foi um espaço de oportunidades. Estamos muito agradecidos à Prefeitura, à Sidagro por nos proporcionar este momento que é único”, afirmou.
Quem também ficou feliz foi a dona Zuleide Canhete Rodrigues, da Queijos Dazu. “A feira foi muito boa, tivemos uma boa venda, aquirimos conhecimentos, aumentamos o nosso network e estamos prontos para novas oportunidades”, acrescentou.
Juliano Ribeiro, que atua na área de mecânica em Mato Grosso do Sul e em projetos nacionais e internacionais, veio do Rio Grande do Sul para Campo Grande acompanhar a inauguração do ParkTecCG e aproveitou a feira. “Eu participei da inauguração do Parque Tecnológico que, realmente, é um marco de avanço para a Capital e região. Um espaço que trará muitos benefícios no âmbito de ciências e pesquisas aplicadas e soluções de problemas e inovação e tecnologia, empreendedorismo criativo e participativo em geral”, disse.
Para ele, o primeiro Festival Internacional de Carnes foi sensacional. “Um evento bem organizado, festivo, lindo, que também é de oportunidades ao pequeno empreendedor, do âmbito rural, da agricultura familiar, uma oportunidade de expor os seus produtos”.
O empreendedor internacional Nilo Santiago, que veio de Brasília, não poupou elogios. “Faço várias missões para fora do Brasil levando empresários. Vim para cá com outros empresários de Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiânia. Aproveitamos para ir ao Festival Internacional da Carne e Campo Grande está de parabéns, é mesmo a Capital das Oportunidades, e com Rota Bioceânica trará um grande desenvolvimento para a Capital do Mato Grosso do Sul e também o parque tecnológico onde serão colocadas as startups, gerando emprego e renda, através do empreendedorismo”, afirmou.
O secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, emendou: “Estamos incentivando uma cultura inovadora, que é essencial para impulsionar o progresso e a competitividade em qualquer setor. Esses eventos que temos participado e levado os pequenos produtores oferecem visibilidade para seus negócios, aumentando a chance de atrair clientes e investidores. Essa interação também pode inspirar inovação, contribuindo para o crescimento e sucesso dos empreendimentos de menor porte”, afirmou.
Copa Internacional de Assadores
Três servidores da Sidagro participaram como juízes da Copa dos Assadores: Jober Guimarães, Claudio Oliveira da Silva e Melquíades da Silva Pinto. A competição foi no estilo fogo de chão. Os assadores se aventuraram com o corte de costela bovina, paleta suína e frango, que foram avaliadas e degustadas pelos oito juízes e também pelo público presente.
“Foi uma experiência incrível, experimentamos a costela assada, a paleta de porco e o frango. A costela estava maravilhosa. Me senti muito honrado em poder participar de uma iniciativa como esta”, disse o servidor Claudio Oliveira da Silva.
A carne preferida do público recebeu a premiação como “Campeã Popular” e os jurados escolheram as melhores equipes, que receberam prêmios em dinheiro e a chancela da Associação Brasileira, que compõem os anais da Confederação Pan-Americana.
O prêmio ficou aqui em Mato Grosso do Sul com a equipe Chama o Le, Pai. O segundo lugar foi para a MS Carnes e o terceiro para o Brasa Delas.
O Festival Internacional da Carne aconteceu entre esta sexta-feira (15) e domingo (17) no Parque de Exposições Laucídio Coelho, que está localizado em Campo Grande (MS), na Rua Américo Carlos da Costa, 320 – Vila Carvalho.