Duas idosas, de 64 e 65 anos, morreram em decorrência da Influenza em Mato Grosso do Sul na última semana, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na quinta-feira (13 de julho). As vítimas, moradoras de Campo Grande e Três Lagoas, respectivamente, tinham comorbidades.
Com os novos registros, o número de óbitos por Influenza no estado subiu para 65 neste ano. A maioria das vítimas, 39, são do sexo masculino.
O boletim da SES também aponta um aumento no número de casos confirmados de Influenza no estado. Na última semana, foram registrados 32 novos casos, elevando o total para 3.211 desde o início do ano.
Os casos de Influenza estão mais frequentes entre crianças de 1 a 9 anos (34,5%), seguido pela faixa etária de 20 a 39 anos (22,4%).
A SES reforça a importância da vacinação contra a Influenza, especialmente para os grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde de todo o estado.
Medidas de prevenção
Além da vacinação, outras medidas podem ajudar a prevenir a Influenza, como:
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Usar máscara em locais fechados e com aglomeração;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Manter os ambientes ventilados.
Em caso de sintomas da doença, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dor no corpo, é importante procurar atendimento médico.