A ação conscientiza a população sobre o descarte correto de resíduos e práticas sustentáveis
O Governo do Estado, através da AGEMS e do IMASUL, em parceria com a startup DuBem Sustentável, realiza a partir desta quinta-feira (14), o 11º Drive Thru da Reciclagem, um evento social e sustentável que tem como propósito conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos, da preservação da água e da adoção de práticas sustentáveis.
Tem eletrônicos abandonados em casa? Você pode levar todos eles para o 11º Drive Thru da Reciclagem, em Campo Grande. A ação será nesta quinta-feira (14) até sábado (16), das 9h às 18h, nos Altos da Afonso Pena.
No Drive Thru da Reciclagem, o motorista pode entregar seu descarte sem precisar sair do carro, mas os organizadores estão preparando uma programação completa que vai fazer atrair a todos. Espaço pet, palestras, brincadeiras, demonstração de empresas de reciclagem, talk shows e uma série de outras atividades gratuitas vão acontecer durante todo o dia, das 9h às 18h. Também barracas de venda de alimentação.
“Nós queremos convidar os pais, as crianças, os jovens; estudantes, professores, donas de casa, quem trabalha no comércio, na indústria, quem estuda ou ensina nas universidades, enfim, todo cidadão pode aproveitar essa oportunidade”, ressalta o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.
Junto com o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a Agems lidera a parceria do Estado com esse evento que em 10 anos reuniu mais de 15 mil pessoas. Somente na edição de agosto de 2023, foram arrecadadas seis toneladas de recicláveis, e a expectativa é superar essa meta, segundo Ana Franzolozo, da startup Du Bem Sustentável, Idealizadora do projeto.
Segue a lista dos itens que você pode levar:
Papel
Papelão
Plástico
Garrafa pet
Vidro
Óleo de cozinha usado
Sucata de aço
Ferro
Eletrônicos
Tecido
Banner
Medicamento vencido
Ração
Acessório e medicamento para pet
Lâmpada
Pilha
Bateria
O principal objetivo do Drive Thru da Reciclagem é conscientizar a população sobre o descarte correto de produtos abandonados nas residências e estimular práticas sustentáveis, como a reciclagem.
A Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana) terá um espaço com mudas de árvores frutíferas que serão doadas para todos que fizer descarte dos resíduos.
Nesta 11ª edição, a programação conta ainda com atividades educativas, atrações musicais, teatro, oficinas e área de leitura.