A prefeitura de Corumbá retomou a megaoperação para recuperar e a malha viária urbana, incluindo vias asfaltadas e sem pavimento, priorizando as linhas de ônibus. O serviço havia sido paralisado devido às chuvas intensas que caíram na região. Com recursos próprios, o município implanta lama asfáltica em 50 quadras. A ação também terá um reforço do governo do Estado, de R$ 5 milhões, para recapeamento de 24 quadras.
As chuvas de dezembro a fevereiro danificaram o asfalto e abriram valas em ruas de terra. No início de março, o serviço foi reiniciado em áreas críticas, como o centro da cidade e os bairros Dom Bosco e Popular Nova, e segue até maio. O prefeito Paulo Duarte (sem partido) anunciou um cronograma de recuperação do pavimento e patrolamento de vias primárias, cujo trabalho, realizado por três equipes, totaliza pelo menos 70 quadras.
“A médias de chuvas deste ano superou marcas histórias dos anos anteriores, castigando nossas vias e trazendo transtornos a população”, disse o prefeito. Ele destacou a parceria com o governo do Estado para restaurar parte da malha viária. “Em tempos de crise é preciso ser criativo e deixar divergências políticas de lado para trabalhar a quatro mãos. O Estado tem sido um grande aliado de Corumbá”, comentou o ex-petista.
Estradas vicinais
O prefeito anunciou que paralelamente às obras garantidas pelo Estado, as quais estão em fase de licitação, conforme informou o governador Reinaldo Azambuja, a prefeitura iniciará uma segunda etapa de recuperação da malha viária, a exemplo do realizado nos dois anos anteriores, quando foram recapeadas 77 quadras. Serão aplicados recursos próprios, parte oriunda da arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
“Estão previstas 50 quadras nesta primeira etapa, parte com o reperfilamento total do pavimento (capa asfáltica), que permitirão melhorar as condições de tráfego das principais ruas dos bairros, linhas de ônibus e de grande fluxo de veículos”, informou Paulo Duarte. Ele acrescentou que a intervenção somente foi possível com a estiagem, depois de um período de chuvas que superou as marcas históricas de anos anteriores.
É intensa a movimentação de máquinas e operários por toda cidade, inclusive na área rural, onde as estradas vicinais dos assentamentos, intransitáveis por causa das chuvas, estão sendo patroladas. A programação está sendo cumprida pela secretaria municipal de Infraestrutura e inclui a recuperação das ruas do residencial Guató, com mais de mil famílias, construído pelo governo anterior sem nenhuma infraestrutura. (Assessoria)