Furto abastecia duas residências e dois comércios no bairro Estrela Dalva
Um comerciante de 50 anos foi preso em flagrante por furto de energia elétrica no bairro Estrela Dalva, em Campo Grande. O “gato” na rede abastecia quatro imóveis: duas residências e dois comércios.
O comerciante já havia sido alvo de outras ações por parte da Energisa por furto de energia. Ele foi autuado e encaminhado para a delegacia, mas pagou fiança e já foi liberado.
A ação foi realizada na terça-feira (14/05), mas só foi divulgada hoje (16/05). Policiais da 3ª Delegacia de Polícia, com apoio da Energisa, flagraram o furto.
O comerciante já havia sido alvo de outras ações da Energisa por furto de energia. As casas e um dos pontos comerciais eram destinados para locação. No outro comércio, funcionava uma fornecedora de alimentos.
O “gato” na rede era feito de forma precária, o que colocava em risco a segurança dos imóveis. Uma das inquilinas dos imóveis confirmou que o proprietário fazia as gambiarras e que tentava há dez dias transferir a titularidade da conta de energia, sem sucesso.
O comerciante foi autuado e encaminhado para a delegacia, onde pagou fiança de R$ 1.400 e foi liberado.
Além do risco de incêndios, o furto de energia elétrica pode colocar em risco a vida das pessoas, pois as instalações precárias podem causar choques elétricos. O furto também causa prejuízo para a empresa de energia elétrica, que deixa de receber pelo serviço prestado.
O comerciante pode responder por crime de furto de energia elétrica. Ele também pode ter que arcar com os custos da regularização da ligação de energia e com os danos causados à rede elétrica.
É importante denunciar casos de furto de energia elétrica para a empresa de energia ou para a polícia. A Energisa orienta que os consumidores regularizem suas ligações de energia para evitar transtornos e garantir a segurança.