Mesmo com a chuva, bombeiros e brigadistas seguem em campo atuando no rescaldo e em atenção contra o fogo de turfa. Quase 1,5 milhão de hectares foram consumidos pela chama neste ano no bioma
A chuva e a alta umidade zeraram os focos de incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (9), segundo o Corpo de Bombeiros. Entretanto, o fogo subterrâneo, chamado de turfa, ainda é uma preocupação entre os brigadistas, que seguem em atenção ao combate no bioma.
Segundo dados dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não há focos de incêndio em Mato Grosso do Sul. No Pantanal de Mato Grosso, três pontos de calor seguem ativos. Neste ano, em todo o bioma, quase 1,5 milhão de hectares foram consumidos pelas chamas.
Uma frente fria chegou a Mato Grosso do Sul no fim desta quinta-feira (8). A temperatura caiu 20ºC de quarta (7) para sexta-feira (9) na região do Pantanal. Nesta sexta, os termômetros devem ficar entre 13ºC e 16ºC. A umidade relativa do ar está em 60%.
Nas últimas 24h, os acumulados de chuva nas cidades pantaneiras mais afetadas pelo fogo foram de:
Aquidauana: 39,6 mm;
Miranda: 13,2 mm;
Corumbá: 25,4 mm.
Nos próximos dias, as temperaturas poderão despencar ainda mais, com mínima esperada de até 5ºC no sul de Mato Grosso do Sul. Além das baixas temperaturas, os ventos também devem intensificar, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo registrar rajadas superiores a 60 km/h.
“Este fenômeno promete trazer um alívio à umidade do ar, que tem sido um problema em várias regiões, mas também exige atenção para as baixas temperaturas e possíveis impactos nos próximos dias”, afirma nota do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).