Evento destaca sustentabilidade e inovação no turismo de Mato Grosso do Sul. Bonito também recebeu a ‘Certificação Carbono Neutro’, como o primeiro destino de ecoturismo certificado Carbono Neutro do mundo.


Bonito (MS) localizada a 260 km de Campo Grande, reconhecida mundialmente por seu ecoturismo, sedia a 3ª edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) de 19 a 22 de março de 2025. O evento que teve início ontem, reúne representantes de diversos países da América Latina e da Espanha para compartilhar experiências sobre o modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Na abertura do evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, enfatizou a importância da feira para o estado: “Quando a gente diz que sustentabilidade é sinônimo de economia, de desenvolvimento, a gente tem levado isso muito a sério no nosso governo.”


A FIDI, organizada pelo Instituto Ciudades del Futuro (ICF), líder na implementação do modelo DTI nas Américas, conta com o apoio do Governo do Estado. O evento reúne profissionais do setor turístico, empresários, gestores públicos, ONGs e estudantes para debater inovação, sustentabilidade e tecnologia no turismo.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, destacou a estratégia de sediar o evento: “Ter captado esse evento foi uma ação bem estratégica, pois trouxemos a mais importante feira que trata dos modelos de destinos inteligentes.”
Além das palestras e painéis no Centro de Convenções de Bonito, a programação inclui visitas técnicas para que os participantes conheçam as práticas sustentáveis que fazem do destino um modelo de gestão turística.
O coordenador geral da FIDI, Gonzalo La Rosa, ressaltou o potencial da América Latina: “Estamos muito felizes em poder mostrar na FIDI Bonito 2025, como um destino com tantos atrativos naturais está se tornando um destino turístico inteligente.”
‘Certificação Carbono Neutro’
Durante a cerimônia de abertura, Bonito recebeu a ‘Certificação Carbono Neutro’, reafirmando seu compromisso como o primeiro destino de ecoturismo certificado Carbono Neutro do mundo. A certificação segue os critérios da Green Initiative e reforça os compromissos assumidos na Declaração de Glasgow de Ação Climática no Turismo. A medida também reafirma o compromisso e a liderança do município como o primeiro destino de ecoturismo certificado Carbono Neutro do mundo.
O governador Riedel destacou a correlação positiva entre desenvolvimento e sustentabilidade: “A nossa agenda ambiental e de desenvolvimento tem uma correlação positiva. Temos uma meta clara para o Estado desneutralizar as emissões até 2030.”
A metodologia DTI, originada na Espanha em 2012, foca em inovação, tecnologia e valorização da comunidade local. No Brasil, o Ministério do Turismo adaptou a metodologia para promover destinos mais acessíveis e sustentáveis.
A realização da feira em Mato Grosso do Sul reflete a estratégia do governo em promover inovação e sustentabilidade no turismo e em outras áreas de gestão. O turismo é uma cadeia relevante que movimenta milhões e envolve pequenos negócios de múltiplos setores. O programa Destinos Turísticos Inteligentes visa melhorar o destino tanto para visitantes quanto para moradores, abrangendo diversas áreas e promovendo o desenvolvimento regional como um todo. Isso coloca o turismo como um grande potencializador de desenvolvimento econômico.
Fotos: Saul Schramm/Secom