Festa máxima que marca o sincretismo religioso em uma manifestação popular celebrada há mais de um século, o Banho de São João recebeu um dos maiores públicos dos últimos anos e registrou também dias quentes (média de 22 graus à noite) em Corumbá, ao contrário da baixa temperatura em eventos anteriores. Este ano, a programação se estendeu de 22 a 25 de junho, no porto-geral.
O ato de levar a imagem do santo para ser batizado nas águas do Rio Paraguai é único no Brasil, além do fato de reunir todas as tendências religiosas, com ênfase para o candomblé e a umbanda. Mais de 100 andores saíram das casas dos festeiros e dos terreiros e desceram a Ladeira Cunha e Cruz em direção ao rio, seguidos pelos fiéis e turistas.
Nesta quarta-feira (29), a Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur) apresentará um balanço inicial da festa, mas estima-se que entre a noite do dia 23 e madrugada de 24 – quando ocorre o banho do santo – mais de 30 mil pessoas circularam pelo porto-geral. No local, foi montada uma praça de alimentação e artesanato e palco para shows regionais e nacionais.
Perfil do turista
Este ano, a Fundtur realizou uma pesquisa do fluxo turístico durante o evento, coordenado pelo Observatório do Turismo do Pantanal, com a participação de estagiários de vários cursos e instituições da cidade. O objetivo, segundo a diretora-presidente da fundação, Elisângela Sienna da Costa Oliva, foi identificar o perfil do turista e sua motivação e indicadores de empregabilidade, renda e tributos.
“Vemos diariamente a necessidade de se realizar pesquisas e estudos para traçar estratégias de atuação, justificar ações e elaborar planejamentos de curto, médio e longo prazo, visando o aumento do bem-estar de moradores e visitantes em nossa cidade”, ressaltou Elisângela. “É por meio da pesquisa as atividades serão organizadas para a melhoria dos produtos e serviços turísticos fornecidos.”
O prefeito da cidade, Marcelo Iunes, participou da procissão do andor oficial da festa e reafirmou o compromisso da administração municipal em incentivar e promover a manutenção de uma das maiores tradições juninas do país. “Agora, com o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, a festa ganhou projeção e importância ainda maiores”, disse.
O Arraial do Banho de São João é uma realização da prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.