O BCB (Banco Central do Brasil) publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (16), edital de concurso público para 100 vagas imediatas, mais 200 em cadastro de reserva, para analista. O salário inicial é de R$ 20.924,80 para jornada de 40 horas semanais.
São 50 vagas imediatas para analista na área de Economia e Finanças e 50 para analista na área de Tecnologia da Informação. Ambos os cargos exigem diploma de nível superior em qualquer área de formação. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e pessoas negras.
Os candidatos serão lotados nos departamentos do Banco Central do Brasil e terão exercício em Brasília.
As inscrições serão abertas às 10h de 22 de janeiro e deverão ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 20 de fevereiro de 2024 pelo site da https://www.cebraspe.org.br/concursos/BCB_24 . A taxa é de R$ 150.
Etapas
A primeira etapa será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal e consistirá das seguintes fases:
provas objetivas;
provas discursivas;
sindicância de vida pregressa;
avaliação de títulos.
A segunda etapa consistirá de Procap (Programa de Capacitação) e será realizada em Brasília.
Provas objetivas e discursivas
Ambas serão aplicadas em 19 de maio de 2024. No turno da manhã, provas objetivas. À tarde, provas discursivas.
As provas objetivas terão a duração de 3 horas e 30 minutos com itens, que valerão 120 pontos, das seguintes disciplinas:
Conhecimentos básicos: língua portuguesa, noções de lógica e estatística, direito administrativo, fundamentos de microeconomia e macroeconomia.
Conhecimentos específicos – Tecnologia da Informação: ciência de dados, segurança da informação, engenharia de software, infraestrutura em TI, banco de dados, gestão em TI.
Conhecimentos específicos – Economia e Finanças: macroeconomia, microeconomia, finanças, estatística e econometria, contabilidade de instituições financeiras padrão Cosif (plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional).
O julgamento de cada item será “certo” ou “errado”. Nesse método do Cebraspe, o candidato deve ficar atento, pois cada resposta que esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo leva 0,50 ponto negativo. Ou seja, na dúvida, melhor não marcar nada ou fazer marcação dupla, pois neste caso o item leva 0 ponto.
As provas discursivas terão a duração de 4 horas e consistirão de:
prova discursiva P3: uma dissertação, a ser respondida em até 40 linhas, com valor de 30 pontos, acerca de atualidades;
prova discursiva P4: uma questão dissertativa envolvendo situação-problema, a ser respondida em até 80 linhas, com valor de 50 pontos, acerca de conhecimentos específicos do cargo/área.
O resultado final das provas objetivas e o resultado provisório nas provas discursivas serão divulgados na data provável de 18 de junho de 2024.
Próximas etapas
Na prova de títulos, somente serão aceitos diplomas de doutorado, mestrado e pós-graduação em nível de especialização.
Serão convocados para a matrícula nas primeiras turmas do Programa de Capacitação os candidatos classificados na primeira etapa do concurso público dentro do número de vagas imediatas por cargo/área, respeitados os empates.
O Procap terá a carga horária de até 160 horas, sendo 120 horas-aula a distância, 4 horas para a aplicação de provas e 36 horas para seminário de integração.
O prazo de validade do concurso será de seis meses, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
O cronograma previsto define que o período para inscrições começa no dia 22 de janeiro e termina no dia 20 de fevereiro