Até o momento, 177 mil alunos estão matriculados na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul; a capacidade do estado é de 200 mil
As aulas da Rede Estadual de Ensino começam nesta quarta-feira (20) em Mato Grosso do Sul e neste ano 35 municípios vão oferecer também vagas para o ensino fundamental. Até agora, 177 mil estudantes estão matriculados no estado, mas ainda há vagas para quem deixou a escolha da escola para última hora.
Conforme a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os sistemas de ensino são organizados em regime de colaboração; união tem a responsabilidade de assegurar o ensino superior, o estado, o ensino médio e o município, o fundamental e infantil.
Mas na realidade de Mato Grosso do Sul, alguns municípios enfrentam sobrecarrega do sistema e consequentemente, a falta de vagas para o número de alunos a procura das escolas. Por isso, neste ano, o estado abriu 25.400 vagas para os anos do fundamental divididas em 35 municípios; desse número 6 mil delas só em Campo Grande.
Ainda são oferecidas vagas para tempo integral, pouco mais de 9 mil. Em Campo Grande a Escola Professor Henrique Ciryllo Corrêa é uma das unidades que vai receber os alunos nesta modalidade, a partir desta quarta-feira serão 305 estudantes em tempo integral, do 5° ao 9° ano.
Segundo Helio Queiroz Daher, secretário de estado de educação, o entendimento é que se o estado auxiliar com o ensino fundamental, os municípios podem focar esforços em aumentar as vagas da educação infantil, um dos principais gargalos da edução municipal.
“A gente entendeu a necessidade de ajudar as prefeituras, que tem déficit de vagas, principalmente dos menores, da educação infantil, o estado entendeu que abrindo as vagas a gente dá uma brecha para que eles possam abrir vagas na educação infantil”, afirmou Helio Daher
Para a professora e douradora em educação, Angela Costa, fortalecer o ensino básico é a chave para melhorar a aprendizagem das crianças e adolescentes.“Se não houver um fortalecimento da educação básica do ensino fundamental, antes até, na educação infantil, a gente não nunca vai ter um ensino de qualidade no Brasil”, disse Angela Costa
Ainda há vagas
O ensino fundamental é a etapa mais longa na vida estudantil, vai do 1° ao 9º ano – de 6 aos 14 anos.
Até o momento, 177 mil alunos estão matriculados na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul. A capacidade do estado é de 200 mil e a expectativa é que na primeira semana de aula o número de alunos aumente, isso porque as matrículas continuam abertas no esquema de autodesignação.
Para aqueles que ainda não se matricularam, é necessário acessar o site da Matrícula Digital e realizar o cadastro na pré-matrícula. O próprio sistema irá mostrar quais escolas ainda possuem vagas. Com tudo preenchido, basta o responsável ir até a unidade e finalizar a matrícula.