A Secretaria Estadual de Educação (SED) suspendeu as aulas de Educação Física nas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul enquanto durar o período de calor extremo. A medida visa proteger os alunos e servidores dos riscos à saúde relacionados ao calor intenso.
Um comunicado foi enviado pela SED a todas as unidades escolares com as seguintes orientações:
- Suspender os exercícios físicos e a exposição solar entre 10h e 16h.
- Priorizar a realização de atividades em locais com sombra, ventilação ou arborizados nos demais horários.
- As atividades físicas não devem exigir muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso.
As escolas também foram orientadas para que as atividades físicas “não exijam muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso”. Estudantes e servidores também foram orientados e levar garrafas de água. As escolas devem oferecer alimentação mais leve aos estudantes, como verduras, legumes e frutas, que possuam bastante água em sua composição.
Conforme a medida, caso um estudante ou funcionário passe mal em decorrência do calor, a escola deve seguir um protocolo já utilizado na rede estadual, encaminhando a pessoa para local de boa ventilação, e no caso de estudante informa os pais ou responsáveis imediatamente, além de acompanhá-la até uma unidade de saúde mais próxima.
De acordo com o alerta emitido pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que indica onda calor em todo Mato Grosso do Sul, com temperaturas que podem atingir valores entre 37 e 40°C e considerando que as temperaturas sobem rapidamente durante o dia, é necessário seguir algumas recomendações.