Chuvas devem persistir durante o fim de semana no Estado
O calor e a alta umidade têm favorecido a formação de nuvens de tempestade em Mato Grosso do Sul, com previsão de chuvas isoladas e intensas a partir desta quinta-feira (27). A Defesa Civil alerta para a possibilidade de rajadas de vento, raios e até mesmo granizo em algumas regiões do estado.
O verão intenso em Mato Grosso do Sul tem proporcionado dias quentes e noites abafadas. A combinação do calor com a alta umidade do ar favorece a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como cumulonimbus, que são responsáveis pelas tempestades.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC-MS), as áreas mais afetadas pelas chuvas devem ser a região central e norte do estado. As cidades de Campo Grande, Corumbá e Dourados estão entre as que podem registrar maiores volumes de precipitação.
O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.
Campo Grande registra 27ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima prevista para hoje é de 33ºC. Para sexta-feira a máxima não passa dos 32ºC.