“São ações diárias que garantem toda segurança ao consumidor”, segundo o gerente Fernando Garayo
Um sistema com avançados recursos tecnológicos é o responsável pela boa qualidade consumida pela população de Campo Grande. Além dos aparelhos técnico-científicos, a Águas Guariroba, que é a concessionária dos serviços de abastecimento na Capital, mantém um serviço rigoroso e constante para o monitoramento, diário, das barragens das captações dos córregos Guariroba e Lageado.
Para o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas, Fernando Garayo, estes cuidados são imprescindíveis e indicam o elevado teor de gestão de qualidade na empresa. “Há diversas ações com equipes internas e de terceirizadas contratadas para o serviço. São intervenções diárias, que garantem total segurança, além das autorizações e vistorias dos órgãos públicos que estão sempre em dia”, acrescenta.
As duas barragens possuem um Plano de Segurança de Barragem, que estabelece um monitoramento e ações específicas para as construções.
Garayo explica que as inspeções mensais de uma empresa especializada geram um relatório indicando detalhadamente o funcionamento do sistema. “Além disso, temos também uma instrumentação para monitoramento do nível da água e também marcos superficiais que monitoram os movimentos de terra, mesmo que milimétricos”, informa.
Os dados são lançados em um software para que sejam regularmente acompanhados pelo Centro de Controle de Operações (CCO). As barragens também são vistoriadas diariamente por outra contratada para conservação, desde o combater às pragas – entre as quais as formigas – até à remoção das vegetações. Outra ação – continua Garayo – é do Comitê Interno de Segurança das Barragens, que reúne mensalmente os colaboradores de diversos setores. “Todas as informações são compartilhadas com o poder público”, acentua o gerente.
CERTIFICAÇÃO
Laboratórios certificados fornecem para a concessionária informações fundamentais para garantir o elevado rigor em tratamento da água. Desde 2016 o laboratório da empresa tem seus processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Semestralmente a análise das águas brutas é realizada por um laboratório terceirizado também acreditado pelo Inmetro.
O diretor-executivo Gabriel Buim enfatiza que o laboratório da ETA (Estação de Tratamento de Água) é certificado e dá a garantia à qualidade da água. “Antes de ser levada até às casas, a água passa por testes dos mais exigentes”, reforça. Toda a água que abastece a Capital vem dos córregos Guariroba e Lageado, além de poços subterrâneos profundos, que possuem monitoramento 24 horas por dia. O abastecimento da cidade é assegurado pela concessionária por meio de 107 reservatórios. Logo, serão 108, com a construção de mais um no Bairro Nova Campo Grande.